Os negros em Santa Catarina
Santa Catarina sempre representou um papel muito importante para a colonização portuguesa na América . Já que ali passava o tratado de Tordesilhas.
O que interessava principalmente em Santa Catarina era sua localização , já que servia de acesso para outros lucros como ; o contrabando de metais do alto Peru , a captura de gado do Rio Grande do Sul , e o aprisionamento de índios das missões para escravização .
Como o caminho era longo , necessitou-se de pontos de parada . Foi ai que o governo passou a doar colônias e trazem açorianos para se estabelecerem ali.
Com o tempo as colônias açorianas fogem dos padrões .Com isso o governo Português não manteve empenho nelas , deixando os açorianos sem recursos e obrigando eles a viverem da atividade de subsistência , no caso a pesca .
Esses povos estiveram vinculados à disputas entre a coroa portuguesa e a espanhola.Onde Desterro se destacava como ponto de aguarda para navios .
Sua população produzia para a subsistência , o que reduzia o número de escravos. Para muitos , os escravos serviam apenas como posição social .
Nesse período destaca-se a pesca da baleia , em que o branco e o negro trabalhavam juntos.
Até 1850 os escravos representavam apenas a quinta parte da população .
De 1830 em diante , houve mudanças , o que diminui o número de escravos e automaticamente aumentou seus preços . Muitos escravos foram vendidos para as lavouras de café no sudoeste .O que empobreceu a população .
A colonização européia torna então , Santa Catarina escravista , e trazem uma cultura com superioridade racial.
Até 1880 a população negra era muito pequena , a dificuldade de conseguir trabalho e o número de imigrantes eram muito grandes .
Esses imigrantes passaram por várias dificuldades ao se instalarem nas colônias .
Com todas essas dificuldades não era possível ter acumulação para uma importação marina de escravos .
No século XIX ocorreram mudanças nas relações entre negros e brancos.
Com isso revoluções foram feitas pelos escravos , que deixaram a elite com medo da perda do controle . Com esses conflitos a população empobreceu, e apenas os ricos passam a comprar escravos .
Com a instalação do jornal , padrões passaram a ser publicados através deles . Então esses , os principais falam de deveres dos escravos e dos direitos que eles não tinham .
Com todos esses processos , se estabelece os espaços e os papéis dos brancos dominantes , e dos negros dominados .
Todas essas manifestações de racismo contra os negros , possuíam uma grande relação com os açorianos instalados nas colônias .
Outras formas de preconceitos como cor de pele ou ate mesmo a fisionomia do negro , vinham dos próprios índios ,já que o índio tinha um poder maior sobre o escravo negro , pois já habitava nas terras antes de o negro trazido pelos portugueses chegar, o índio assim tendo uma grande dominação sobre estes escravos .
Esses preconceitos cada vez aumentavam mais , chegando ao ponto de que nada poderia ser publicado em um jornal , se houvesse a participação de um negro . já que o negro era visto apenas como escravo , e sua cor tinha significado de traição , ingratidão e tristeza .
O negro passou então , a lutar muito por sua dignidade e sua liberdade , mesmo sabendo que isso só aconteceria através do branco.
Passaram cerca de um século da abolição do negro , e a grande maioria deles passaram a ser motivos de piadas e cada vez mais são excluídos da sociedade .Quando isso vai mudar , e quando os negros serão reconhecidos pelo que fizeram ?
PEDRO Joana Maria (org). Negro em
Terra de Branco . Escravidão e
Preconceito em S.C no século XIX
Porto Alegre: Mercado Aberto , 1988.
Professora : Joelma
Alunos : Leonardo, Marcelo, Marco Antonio 3° ano e.m